Costelinha já é bom. Geleia também. E com castanhas de caju ? Não dá pra ser melhor !
Costelinha já é bom. Geleia também. E com castanhas de caju ? Não dá pra ser melhor !
Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
Numa tábua, coloque a costelinha de porco e, com ajuda de uma faca, retire o excesso de gordura. Se a costela não couber na sua assadeira, corte-a na metade.
Transfira para a assadeira e tempere com sal e pimenta-do-reino.
Em um pilão, coloque um dente de alho, ½ colher de chá de sal e bata com o soquete, até formar uma pasta. Junte a geleia de laranja e misture bem. Espalhe essa geleia temperada sobre a costela.
Lave o pilão e, nele, bata a castanha-de-caju até virar uma farinha grossa. Salpique por cima da costela.
Se quiser, faça uma cama com um ramo grande de alecrim, colocando-o embaixo da costela. Leve a assadeira ao forno preaquecido para assar por 20 minutos.
Enquanto isso, lave o restante dos ingredientes. Descasque os dentes de alho e a cebola. Corte a cebola e a maçã em quatro partes.
Retire a assadeira do forno e reduza a temperatura para 160 ºC (temperatura baixa). Junte ao redor da costelinha as cebolas, os alhos, as maçãs, o restante do alecrim e o vinho.
Cubra a assadeira com papel-alumínio e volte para o forno por mais uma hora e meia ou duas horas, se preferir a carne mais assada.
Transfira a costela para uma tábua e corte em ripas. Sirva com a cebola, a maçã, os dentes de alho, o alecrim e o repolho grelhado.
Lave o repolho sob água corrente, descartando as primeiras folhas, caso elas estejam feias.
Numa tábua, corte a verdura em duas partes; apoie uma das metades pelo lado plano e corte em quatro gomos. Repita o processo com a outra metade para obter oito pedaços iguais.
Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo médio. Quando esquentar bem, regue com o azeite. Doure as fatias de repolho por 3 minutos de cada lado.
Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Sirva com a costelinha.
Receita sugerida pelo Panelinha
Você deve estar autenticado para publicar um comentario