short
short
1. Descasque as batatas e corte-as em pedaços médios. Transfira os pedaços da tábua imediatamente para uma panela com bastante água fria (para que elas não oxidem e escureçam).
2. Acrescente um pouco de sal à água e leve a panela, com a batata, ao fogo alto. Quando começar a ferver, baixe para o fogo médio e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que as batatas fiquem bem macias (espete com um garfo para verificar o ponto).
3. Enquanto as batatas cozinham, descasque e pique bem fininho os dentes de alho.
4. Numa frigideira, coloque um fio de azeite e o alho picado, refogue bem. Reserve.
5. Em seguida, desligue o fogo que estava cozinhando a batata e escorra a água. Passe as batatas ainda quentes por um espremedor sobre a mesma panela, sem a água.
6. Enquanto você espreme as batatas, coloque o leite numa panelinha e leve ao fogo baixo para aquecer um pouco – não é preciso deixar ferver. Esse é um dos segredos para o purê não empelotar: o leite deve estar na mesma temperatura da batata.
7. Junte a manteiga e o leite quente à batata espremida. (A quantidade de leite pode variar de acordo com o tipo de batata. Se for preciso, coloque um pouco mais de leite.)
8. Tempere com sal, junte o alho refogado e misture muito bem com uma colher.
9. Leve a panela ao fogo baixo e mexa vigorosamente até o purê começar a borbulhar. Agora, se você quiser um purê bem cremoso, em vez de misturar com um colher, bata na batedeira. Quem não se incomoda com calorias extras ainda pode colocar mais um pouco de manteiga e continuar batendo. Sirva bem quente.
Receita sugerida pelo Panelinha
Você deve estar autenticado para publicar um comentario