short
short
Comece por colocar uma frigideira pequena a aquecer, com o fogo no mínimo, enquanto prepara a mistura.
Coloque todos os ingredientes num recipiente, a ordem é indiferente, e bata tudo bem até obter uma mistura uniforme e mais consistente. A mistura deve ficar cremosa, nem muito liquida nem demasiado difícil de escorrer da colher. Caso esteja demasiado espessa, acrescente um pouco mais de leite, ou de farinha, caso esteja muito líquida.
Com a mistura preparada e a frigideira aquecida, coloque um pouco de manteiga, ou margarina, no fundo e deixe derreter. Nesta altura a frigideira já deve estar bem quente, pelo que a gordura deverá derreter rapidamente.
Com um guardanapo, ou papel de cozinha, passe rapidamente pelo fundo da frigideira para retirar o excesso de gordura e aproveite para espalhá-la por toda a frigideira, incluindo laterais.
Nesta altura já está tudo pronto para começar a fazer as panquecas. Aumente ligeiramente o fogo e coloque um pouco da mistura na frigideira. A quantidade colocada de cada vez vai variar da dimensão que quer dar às panquecas, o que influenciará necessariamente a quantidade final de panquecas.
Com uma espátula, vá levantando delicadamente as bordas da panqueca para ver se o lado em contacto com a frigideira já está levemente dourado e, com a ajuda da mesma espátula, vire a panqueca ao contrário. Caso se sinta demasiado à vontade, atire a panqueca ao ar e reze para que esta aterre em segurança na frigideira.
Vá sempre verificando como é que está o lado em contacto com o fundo da frigideira e, se necessário, vire-a mais do que uma vez até obter uma cor dourada uniforme em ambos os lados.
Esta receita dá, em média, para 6 panquecas, mas tudo depende da dimensão da frigideira e quantidade de mistura colocada de cada vez.
Dicas
– se pretende panquecas finas e um pouco mais secas, quando os dois lados já estão a começar a ficar dourados, aperte o centro com a espátula para retirar o ar do interior. Ao fazer isto, é normal que o recheio, ainda mal cozido, saia da panqueca e se espalhe pelo fundo da frigideira, mas não se preocupe com o formato ou ar mais imperfeito. Nada como uma refeição bem caseira e saborosa, nem tudo tem de ficar perfeito. Se prefere as panquecas altas e fofas, faça tudo como normal sem carregar na panqueca com a espátula.
– não tenha o fogo muito forte. As panquecas estão prontas em pouco tempo e, se o fogo estiver muito alto, corre o sério risco de queimá-las.
– não se admire se a primeira panqueca ficar diferente das outras. Tão boa como as outras, simplesmente é a que é feita com a maior quantidade de gordura, daí a diferença.
Sugestão
Com as panquecas feitas, coma-as com frutos vermelhos por cima, Nutella ou Maple Syrup. Garanto-lhe que ficarão deliciosas. Caso prefira, também poderá juntar logo à mistura mirtilos ou framboesas e seguir a receita como normal.
Você deve estar autenticado para publicar um comentario