short
short
Escorra o feijão demolhado. Deite numa caçarola e cubra-o generosamente com água fria. Deixe ferver durante 10 minutos, depois tape e deixe cozer em fogo brando durante 1 a 1 1/2 hora, até ficar muito macio, retirando a espuma da superfície sempre que necessário.
Entretanto, derreta 25 g da manteiga com 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira, em fogo médio. Junte as rodelas de cebola e deixe cozer, mexendo, até ficarem macias e acastanhadas. Adicione o açúcar e depois retire do fogo e ponha de lado.
Escorra o feijão cozido e meta-o numa multiusos com alho esmagado e a manteiga restante. Reduza tudo a puré.
Tempere a gosto com sal e pimenta e depois junte-lhe a cebola cozida com a manteiga e o azeite. Coloque a mistura num prato baixo de cerâmica ou outro de ir ao forno.
Misture o pão ralado com o queijo parmesão ralado, espalhe sobre o feijão e aplique nozinhas de manteiga.
Leve ao forno a 200ºC (T.6) durante 20-30 minutos, até ficar com manchas acastanhadas à superfície – se já tiver carne ou aves a assar no forno à temperatura diferente, introduza o prato e deixe-o ficar durante mais ou menos tempo até a superfície ficar acastanhada.
Você deve estar autenticado para publicar um comentario