short
short
Corte o excesso dos cabinhos dos figos (eu deixei aproximadamente 4mm para ficar com uma aparência mais bonita).
Cuidado com o leite do figo, ele é pegajoso e queima as mãos. Lave bem as mãos logo após manusear os frutos verdes.
Faça um corte bem superficial em formato de cruz na base dos frutos (lado oposto ao cabinho).
Coloque os figos numa panela de fundo grande, cubra com água e ferva por 10 minutos. Note que o tom de verde vivo muda para mais amarelado. Isso é normal.
Remova a água quente da panela e deixe os figos esfriarem.
Repita esse passo mais 2 vezes. O objetivo de três fervuras é remover o leite amargo do figo. Você não precisa fazer todas as fervuras no mesmo dia, desde que conserve os figos na geladeira, para garantir que não se estraguem.
Após a terceira fervida, já com os figos frios, leve-os de volta ao fogo, cubra com 800ml de água misturados com o açúcar cristal e os cravos da índia. Deixe ferver.
Dica: Você pode usar o açúcar refinado comum se não tiver o cristal, mas o cristal deixa as caldas brilhantes, portanto seu doce vai ficar mais bonito se optar pelo açúcar cristal.
Enquanto a calda de açúcar ferve com os frutos dentro, prepare o caramelo que vai conferir cor ao doce: Em uma panela pequena, coloque as 3 colheres de açúcar e deixe-o derreter até ficar levemente moreno.
Cuidado: não deixe o açúcar escurecer muito e queimar, principalmente o açúcar cristal que esquenta muito depressa e passa de um ponto ao outro muito rápido. Se o caramelo escurecer muito ele fica amargo, descarte-o e prepare outro.
Quando o açúcar estiver derretido e começar a escurecer, acrescente aproximadamente 100ml de água e deixe-o diluir nela.
Ao adicionar a água fria no açúcar derretido, ela esquenta imediatamente. Tome cuidado para não respingar água quente em seus braços. O açúcar quente pode solidificar em contato com a água fria, não se preocupe, deixe ferver que ele diluirá. Pode ser que a água esgote e o açúcar ainda não tenha diluído, então acrescente água que seja suficiente apenas para derreter o caramelo sem fazer muita calda.
Esta calda, depois de diluída, ainda quente deve ser incorporada à calda na outra panela para que fervam juntas conferindo cor à mistura.
Finalmente deixe esfriar e leve à geladeira.
Armazene em vidros esterilizados com água quente e secos, ou em compoteiras.
O doce é consumido puro entretanto, eu particularmente gosto de consumi-lo com uma fatia de queijo minas frescal ou creme de leite fresco batido em ponto de chantilly. Seja lá como você preferir servir, ficará delicioso de qualquer jeito.
Créditos:
Receitas antigas
www.saopauloantiga.com.br/